Consumo de Drogas no Brasil aumentou

O consumo de drogas aumentou no Brasil nos últimos anos, na contramão da tendência mundial de estabilidade. O país também se consolidou como centro de distribuição da cocaína colombiana e boliviana para os principais mercados consumidores. As conclusões estão em um relatório do Escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) contra Drogas e Crime, que será divulgado nesta terça-feira (26).

Segundo o estudo, a proporção da população brasileira que consome cocaína cresceu de 0,4%, em 2001, para 0,7%, em 2005 – o que corresponde a 860 mil pessoas de 15 a 64 anos. Os estados do Sul e Sudeste são os que concentram maiores índices de consumidores.

O uso crescente da droga no Brasil elevou os índices da América Latina. O percentual da população dessa região que diz ter consumido cocaína ao menos uma vez na vida passou de 2,3% para 2,9%, no mesmo intervalo.

Enquanto o consumo brasileiro aumentou, a produção de cocaína na América Latina sofreu uma queda de 2% entre 2005 e 2006, embora os números por país não sejam homogêneos. O cultivo de coca na Colômbia caiu 9%, mas aumentou 8% na Bolívia e 7% no Peru.

Mas foi o consumo de maconha o que mais cresceu no Brasil. Em 2001, 1% dos brasileiros entre 15 e 65 anos consumia a droga. O índice subiu para 2,6% em 2005. Por outro lado, a ONU indica que o número de consumidores de maconha no mundo caiu de 162 milhões, em 2004, para 159 milhões, em 2005.

Houve também aumento no consumo de anfetaminas, que chega a 0,7% dos brasileiros, e de ecstasy, consumido por 0,2% da população. As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

5 Respostas to “Consumo de Drogas no Brasil aumentou”

  1. olha so eu tenhu um grande amigo meu q infelizmente ta passando por serios problemas com drogas e eu qria poder ajuda-lo mais estou de maos atadas… qria poder me informar mais sobre o assunto e como eu posso ajuda-lo….
    muito obrigado pela atencao desde ja meu forte abraço…

  2. axo que vc naum podefazer nada

    só pedir á deus para que ele possa lhe ajudar!!!!!!!!!!!!!!!

  3. olha meu amigo esta neste mundo de ilusões
    já faz alguns anos já conversei com ele varias vezes,
    em todas ele diz ser escolha dele.
    tenho medo de que ele chegue a uma determinada
    situação onde outros colegas super proximos ficaram,
    não acompanhar mais este mundo e se perder em sua própia
    mente.
    deixo meu enorme abraço.
    que web ajude todos.

  4. ana claùdia Says:

    eu espero que essas pessoas que lerem as mensagens eles possam pensar antes de fazer ou tomar qualquer atitude que eles possam pensar muito espero que vocês possam continuarem a ajudar as pessoas.

  5. larissa leite de melo Says:

    oi meu nome e larisas e eu acho que no brasil o trafico nunca vai se acabar pois isso tudo que esta acontecendo com o brasil e cupa do governo pois o governo não olha pros pobres e tambem não da : emprego de carteira acinada para os pobres e nem um local de moradia .
    por isso que muitos robam… no rio de janeiro eles temque botar mas cursos dar palestras sobre as consequencias da droga e falar oque pode ocorrer com quem usa droga pois o nome ja dis droga e pq não presta mesmo.de cada 3 pessoas presas com o trafico entra mas 10por que assim que e a vida sofrida
    tenho 13 anos e isso e o que eu acho sobre a droga

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

